Como vocês sabem Kombucha é um chá fermentado por uma colônia de bactérias e leveduras chamada SCOBY (symbiotic culture of bacteria and yeast) ou pode ser chamado carinhosamente de Kombucha mãe.
Uma equipe de pesquisa da Iowa State University, nos EUA, está desenvolvendo um couro biodegradável a partir dessa Kombucha mãe. A diferença é o tempo da fermentação, o qual pode durar mais de 6 semanas, formando um biofilme maior e mais espeço.
Após sua formação ele é lavado com água e sabão e exposto ao sol para que toda a água existente dentro do biofilme seja evaporada. O resultado desse processo é um material bem assemelhado ao couro que pode ser usado em roupas e sapatos.
Os pesquisadores estão animados em desenvolver um “couro” biodegradável. Ajustes ainda precisam ser feitos, pois quando o material é exposto à baixas temperaturas, corre o risco de sofrer rachaduras e quebras e ainda apresenta pouca resistência a água, mas o produto é promissor além de ser biodegradável e não alterar o meio ambiente e nem usar animais em seus processos.
Em breve teremos novidades no mundo da moda.
Fonte: Lilian Pacce