Você sabia que a partir do Kombucha, mais propriamente do Scoby – Cultura simbiótica de bactérias e leveduras, uma Starup americana está desenvolvendo um material que imita as madeiras da Amazônia?
Isso mesmo! Em breve teremos madeiras biodegradáveis feiras a partir de nossos kombuchas.
Gabe Tavas e a equipe da Simmetry Wood, foram premiados etapa americana do James Dyson Award, importante competição internacional de design com a Pyrus, uma espécie de material que imita madeiras Amazônicas. Com esse projeto, pode-se evitar o desmatamento e o uso de material fóssil.
Cada placa da madeira de Kombucha é feita unicamente de 2 materiais: Agar – Agar e a celulose da Kombucha mãe. O biofime é triturado até que contenha uma consistência uniforme. Essa massa que também contem celulose é misturada a um gel semelhante a lignina, formado por agar-agar e outros ingredientes vegetais.
Tal mistura é moldada e após o processo de secagem é colocada em uma prensa para formar as folhas de madeira. O material resultante desse processo, pode ser lixado, cortado e revestido por resina, mesmo preparo realizado em uma madeira convencional.
O Pyrus foi amplamente testado com equipamentos de marcenaria e aprovados pelos profissionais da área. Foram produzidas 74 amostras em diversas cores e texturas, todas apresentando feedback positivo pelos usuários.
Esperamos que em pouco tempo essa madeira biodegradável seja uma ferramenta de proteção para nossas árvores e uma alternativa para o mercado de madeiras, evitando que nossas florestas sejam destruídas pelos madeireiros.
Fonte: Ciclo Vivo